leituras de portfólio 8ª edição

Para mostrar um trabalho nas leituras de portfólio, é preciso participar de um processo de seleção antes do festival, pois as vagas são limitadas (as inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de julho, detalhes na convocatória). A inscrição é gratuita e feita por meio de um formulário online (específico para cada leitura). Os encontros acontecem, no sábado (30 de julho), presencialmente, no Mercado Eufrásio Barbosa.

Conheça as leitoras convidadas para esta edição do festival:

Foto: Fabio Souza

Gleyce Kelly Heitor (PE): Educadora e pesquisadora. Doutora em História Social da Cultura (PUC-RJ), mestre em Museologia e Patrimônio (Unirio-Mast) e graduação em licenciatura em História (UFPE). Tem experiência com projetos de mediação cultural, educação e programas públicos em museus e exposições de arte. Atualmente é professora substituta do Departamento de Museologia da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (UFG) e coordenadora pedagógica geral do Programa CCBB Educativo Arte e Educação 2018 – 2020, que conta com gestão da empresa JA.CA – Centro de Arte e Tecnologia, com atuação nos Centros Culturais do Banco do Brasil no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo e Brasília. Estão entre os seus principais temas de pesquisa e interesse: as relações entre os museus, a arte contemporânea e a educação; as interfaces entre a museologia e o pensamento social brasileiro e as relações entre os museus e os movimentos sociais.

Formulário de inscrição para a leitura com Gleyce Kelly Heitor.

Nair Benedicto
Nair Benedicto

Nair Benedicto (SP): Licenciada em Rádio-TV pela ECA-USP em 1971. O sonho de trabalhar com televisão ficou inviabilizado por ter sido presa política e não poder apresentar atestados de conduta moral exigidos, apesar de ilegais. A Fotografia abriu portas. Com outros fotógrafos, fundou a Agência F4 de Fotojornalismo e Documentação, uma cooperativa que durou 13 anos (de 1978 a 1991) e deixou vários filhotes. O foco principal de seus trabalhos tem sido as questões sociais, a mulher, a criança, particularmente na América Latina, e Ecologia, Amazônia e Indígenas. Ganhou muitos prêmios. Seus trabalhos estão em revistas nacionais e estrangeiras e em vários museus, entre eles: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ), Museo Nacional de Bellas Artes (Buenos Aires), Smithsonian Museum (Washington) e Museu of Modern Art (MOMA, Nova York).

Formulário de inscrição para a leitura com Nair Benedicto.