Conheça o projeto vencedor da Ciranda Fotográfica da 9ª edição

E a primeira Ciranda Fotográfica já tem seu vencedor: o projeto (EM)Transição – Pesquisa cultural em fotografia e agroecologia, que é um trabalho que vem sendo desenvolvido a partir do encontro entre o pesquisador e doutor em agroecologia Paulo Santana, os fotógrafos Danilo Galvão e Roberta Guimarães e os agricultores da Associação Vida Agroecológica de Bonito-PE.

Apresentamos aqui neste post algumas imagens criadas com as técnicas de antotipia e fitotipia que fazem parte da pesquisa de mapeamento e documentação dos processos de transição agroecológica na região. Foram identificadas espécies nativas com potencial fotossensível, há retratos revelados em folhas de cará-moela e antotipias feitas com frutos de caiuia (mirtilo do mato).

“O trabalho transcende o retrato, se debruçando também na paisagem como uma espécie de transgenia eco.tecno.social. Reconhece as ecotecnologias sociais já implantadas no território e a importância da presença ativa dos agricultores na manutenção de sistemas como biodigestores, fogões ecológicos, bacias de evapotranspiração, SAFAs, meliponários e sistemas aquapônicos”, afirma o grupo, que foi representado durante o Café Pequeno pelo fotógrafo Danilo Galvão.

Essa obra foi escolhida pelo júri formado por Maria Chaves, Eduardo Queiroga, Mateus Sá, Isabela Cribari, Juliana Leitão e Gustavo Bettini entre as que foram inscritas por meio de convocatória para serem apresentadas em formato de pitching durante o festival (aproveitamos para agradecer a todo mundo que participou e se inscreveu na estreia deste formato, conhecemos muitos trabalhos interessantes! ). Como prêmio, os autores do projeto recebem um voucher em serviços no Atelier de Impressão e a oportunidade de falar sobre o projeto em entrevista exclusiva para a Revista Propágulo.