| Sábado (15/3), das 16h às 18h.
| Mercado Eufrásio Barbosa (Largo do Varadouro, s/n, Varadouro, Olinda).
| Apresentação das obras e votação popular.
A Fina Linha Vermelha da Rememoração
Ícaro Galvão (Recife – PE)

Projeto expositivo individual do artista, com curadoria de Walter Arcela, exibido na antiga Casa de Câmara e Cadeia do Brejo da Madre de Deus entre junho e agosto de 2024. Nessa mostra, o artista propõe um percurso pelo caminho da memória, passando pela fase que ele chama de acúmulo, seguindo pelo esquecimento e por último a rememoração. É por meio de técnicas como a cianotipia, apropriação de fotografias de acervo, costura, tecelagem, colagem e assemblagem que Ícaro cria e manipula as imagens fotográficas e desenvolve as obras apresentadas nessa exposição.
Retrato Oco
PV Ferraz (Recife – PE)

Projeto de fotografia multimídia que explora a relação entre identidade, ausência e memória. A série apresenta retratos digitais onde os rostos são substituídos por vídeos em movimento, criando um diálogo entre o real e o simbólico. A obra questiona a construção do eu na era digital, refletindo sobre o impacto das imagens e das representações visuais na subjetividade.
Inventário Botânico Afetivo
Karol Santiago (Caruaru – PE)

O projeto mergulha no universo da antotipia, uma técnica fotográfica ancestral que utiliza pigmentos naturais extraídos de folhas, flores, frutas ou raízes para criar imagens únicas e sensíveis. Essa técnica, descoberta pelo cientista e astrônomo inglês John Herschel em meados do século XIX, foi aprofundada em seus aspectos fotoquímicos pela cientista e escritora escocesa Mary Somerville.
Utilizando a rica vegetação da cidade de Caruaru, no Agreste Pernambucano, como fonte de pigmentos naturais, o projeto resultou em um acervo de fotografias que documentam a diversidade da flora local e as possibilidades expressivas da antotipia. Cada imagem é um registro da interação entre a luz, a planta e o papel, revelando a singularidade de cada espécie e a beleza intrínseca da natureza. Além de seu valor estético, o Inventário Botânico Afetivo propõe uma reflexão sobre nossa relação com o meio ambiente. Ao utilizar recursos naturais e promover uma produção fotográfica de baixo impacto ambiental, o projeto contribui para a valorização da biodiversidade e incentiva a busca por alternativas mais ecológicas na produção artística.
Este projeto foi produzido com fomento da Bolsa de Incentivo à Produção Cultural (BICC), uma iniciativa da Superintendência de Cultura (SUPERCULT) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e contou com a parceria do Laboratório de Fotografia do Agreste (Fotolab). Orientadora: Prof. Dr. Daniela Nery Bracchi. Coordenadora Técnica: Milena Costa Marques.
trajetórias aquáticas entre ident(c)idades – As fronteiras de gênero entre mergulho e respiro
ga olho (Brasília – DF, residente no Recife – PE)

Trabalho de cunho intelectual e artístico que aborda as trajetórias não-binárias de gênero, refletindo a respeito da fluidez das identidades em contextos de deslocamento. Através da técnica de bordado em fotografia em criações coletivas com pessoas dissidentes de gênero, o trabalho propõe um estudo teórico a respeito da liquidez das identidades e seus processos de deslocamento no que eu chamo de generografia.
INFORMAÇÕES
pequenoencontro@gmail.com