Digo Wanderley | Piatã, BA





[clique nas imagens para ampliar]
Curtíssima-metragem é uma investigação sobre a possibilidade de conexão entre o cinema e a fotografia, fazendo uma aproximação entre o dinamismo de um e a estaticidade da outra, tendo personagens, linhas, cores e formas como elementos de conexão.
Para tanto, parto das seguintes questões:
Qual seria o fio invisível que ligaria as diferentes imagens de um ensaio fotográfico?
Como seria um plano sequência em linguagem fotográfica?
Como transitar entre os planos abertos e os detalhes em um mesmo instante fotográfico?
Sou admirador da fotografia de cinema e trago no imaginário cenas de filmes como, Cinema Aspirinas e Urubus, Central do Brasil, Bacurau, Deus e o Diabo na Terra do Sol, Estou me guardando para quando o carnaval chegar… Como ainda não pude filmar meu próprio filme, resolvi transportar para a fotografia esse desejo de cinema.
Na busca de aproximar as duas artes, a ideia é provocar uma experiência de cinema na plataforma fotográfica; de modo que o olhar passeie pelas imagens de forma tão fluida quanto os frames de um filme passam por nossa retina sem que percebamos o momento exato de sua transição.
No mesmo sentido, alguns dos protagonistas de cada imagem foram recortados e ampliados da própria paisagem mimetizando os movimentos da câmera cinematográfica, que via de regra, transitam do plano aberto para o detalhe e vice-versa.
E como todo bom filme não pode carecer de uma narrativa, cada conjunto de imagens tem o seu próprio acontecimento, como se fossem capítulos de um filme que abraça a todas sob o mesmo roteiro.
Roteiro esse que traz um tanto da minha relação com o interior da Bahia que se inicia na zona da mata do recôncavo, onde nasci, e hoje se aprofunda na caatinga e no serrado da cidade de Piatã, onde vivo há seis anos.
As imagens e personagens deste filme foram registradas em diferentes cidades dos sertões baiano nos últimos anos e foram convocadas para se transformarem em estrelas de cinema.
Acendam as luzes e bom filme para todes!!
______
Entre planos abertos e detalhes
o olhar passeia pelas linhas
girando o rolo do filme imaginário
Enquanto tudo permanece…
estático.
No mesmo lugar.
Confira outras exposições da 7ª edição do Pequeno Encontro da Fotografia.