Jô Gonçalves

| clique nas imagens para ampliar |
Projeto desenvolvido em San José de Chiquitos em 2019, durante uma expedição fotográfica.
Uma das grandes surpresas que tive foi conhecer uma comunidade menonita incrustada no interior da América Latina. Meu olhar logo se voltou para eles. Até então, conhecia os menonitas apenas por meio de alguns filmes e séries antigas. Li que são um grupo cristão descendente do movimento protestante anabatista que surgiu na Europa, no século XVI.
A recepção aos visitantes é feita apenas pelos homens, além de algumas crianças, que nos saudaram de maneira simpática. Do lado de dentro das casas, as mulheres, reservadas, nos observavam por detrás das janelas. O vilarejo, formado por pequenas ruas, utiliza charretes como transporte.
Nos foi autorizado visitar e fotografar apenas uma parte. Lá, não é permitida muita modernidade. Inspirada pelos filmes e planos cinematográficos guardados na memória, busquei registrar o modo de vida menonita, num primeiro momento, por meio de suas atividades agrícolas.
Me surpreendi quando as mulheres nos convidaram para entrar em suas casas. Elas nos serviram um almoço. Uma refeição simples e gostosa que haviam preparado como forma de boas-vindas. De acolhimento. Não conversamos muito, em parte devido à barreira da língua, em parte devido à timidez das anfitriãs. Mas as mulheres retribuíram gestos e sorrisos, e permitiram que eu as fotografasse ali, dentro de seus lares e ao lado de suas famílias… A fotografia foi a minha senha de acesso. Estive por detrás daquelas janelas reservadas e, autorizada pelas mulheres menonitas.
Acesse o perfil de Jô Gonçalves para mais informações.
| Confira outras obras no Espaço do Livro da 8ª edição do Pequeno Encontro da Fotografia |