Bomfim – fé e liberdade

Jorge Vieira

“Jorge Vieira fotografou por quatro anos este ritual com sinceros esmero, respeito e paixão. (…) Estava junto a essas pessoas em suas rogativas, seus agradecimentos; politicamente fincou o pé naquela história.”
Guy Veloso
Fotógrafo e editor de BOMFIM – FÉ E LIBERDADE

“As imagens de BOMFIM – FÉ E LIBERDADE apresentam os caminhos percorridos pela história da Lavagem e de seu povo, com registros sensíveis que possibilitam reconhecer a importância do ato na dimensão da imaterialidade.”
Pai Célio de Iemanjá
Coordenador da Lavagem do Bomfim em Maceió

A lavagem do Bomfim ocorre na cidade de Maceió/AL desde o ano 2000, e é uma celebração dos adeptos do Candomblé. Em cortejo, eles saem pelas ruas num trajeto de aproximadamente 2,5 km, tendo seu auge em frente à igreja católica do Bomfim, quando lavam, com água de cheiro, os degraus que dão acesso ao templo. Ali, os participantes da Lavagem falam de sua fé, homenageiam seus ancestrais, e professam a paz, no que o ato de soltura de pombas brancas tem uma simbologia de significativo valor. Além do caráter religioso, a lavagem do Bomfim tem sido uma manifestação pelo respeito às crenças e contra a intolerância religiosa, e toda forma de preconceito.

Fotografei a Lavagem entre 2017 e 2020, sempre encantado com a força dessa celebração que a cada ano me revela novas nuances de uma gente que pulsa ao som de seus cânticos, ao ritmo de seu bailar, ao cheiro de suas águas, ao zelo de sua crença.

O fotolivro Bomfim – fé e liberdade é o jeito que encontrei de manifestar meu respeito a tudo o que representa a lavagem do Bomfim. As fotografias que o compõem trazem cenas e personagens desses quatro anos de minha completa reverência, que agora compartilho com outras tantas pessoas que igualmente se posicionam a favor da humanidade, em toda a sua diversidade e beleza, dignidade e afeto.

Acesse o site de Jorge Vieira para mais informações.

| Confira outras obras no Espaço do Livro da 8ª edição do Pequeno Encontro da Fotografia |