leituras de portfólio 8ª edição

Para mostrar um trabalho nas leituras de portfólio, é preciso participar de um processo de seleção antes do festival, pois as vagas são limitadas. A inscrição é gratuita e feita por meio de um formulário online (específico para cada leitura).

Conheça as leitoras convidadas para esta edição do festival:

Foto: Fabio Souza

Gleyce Kelly Heitor (PE): Educadora e pesquisadora. Doutoranda em História Social da Cultura (PUC-RJ), mestre em Museologia e Patrimônio (Unirio-Mast) e graduação em licenciatura em História (UFPE). Tem experiência com projetos de mediação cultural, educação e programas públicos em museus e exposições de arte. Atualmente é professora substituta do Departamento de Museologia da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (UFG) e coordenadora pedagógica geral do Programa CCBB Educativo Arte e Educação 2018 – 2020, que conta com gestão da empresa JA.CA – Centro de Arte e Tecnologia, com atuação nos Centros Culturais do Banco do Brasil no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo e Brasília. Estão entre os seus principais temas de pesquisa e interesse: as relações entre os museus, a arte contemporânea e a educação; as interfaces entre a museologia e o pensamento social brasileiro e as relações entre os museus e os movimentos sociais.

Formulário de inscrição para a leitura com Gleyce Kelly Heitor.

Nair Benedicto (SP): Licenciada em Rádio-TV pela ECA-USP em 1971. O sonho de trabalhar com televisão ficou inviabilizado por ter sido presa política e não poder apresentar atestados de conduta moral exigidos, apesar de ilegais. A Fotografia abriu portas. Com outros fotógrafos, fundou a Agência F4 de Fotojornalismo e Documentação, uma cooperativa que durou 13 anos (de 1978 a 1991) e deixou vários filhotes. O foco principal de seus trabalhos tem sido as questões sociais, a mulher, a criança, particularmente na América Latina, e Ecologia, Amazônia e Indígenas. Ganhou muitos prêmios. Seus trabalhos estão em revistas nacionais e estrangeiras e em vários museus, entre eles: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ), Museo Nacional de Bellas Artes (Buenos Aires), Smithsonian Museum (Washington) e Museu of Modern Art (MOMA, Nova York).

Formulário de inscrição para a leitura com Nair Benedicto.