Por Eduardo Queiroga
A leitura de portfólio é uma oportunidade enriquecedora para todo fotógrafo, independente do tempo de experiência que tenha. É uma chance de dialogar sobre o seu trabalho, organizar ideias, testar conceitos. Teremos três convidados fazendo leitura de portfólio durante o Pequeno Encontro da Fotografia. Cada um tem uma bagagem diferente e poderá contribuir para o amadurecimento de seu projeto.
Não existe um formato predefinido e cada leitor tem sua maneira de trabalhar. Procuramos, no Pequeno Encontro, promover uma diversidade de olhares e também de métodos. Temos certeza que renderão bons diálogos.
Procure organizar seu material de forma a apresentá-lo com clareza. Seu aproveitamento será melhor. Não estamos estabelecendo um limite máximo de imagens, mas uma grande quantidade não permite uma boa apreciação. Cada trabalho “exige” uma quantidade diferente, mas procure levar um conjunto enxuto. É melhor ter tempo para discutir poucas fotos do que passar apressadamente num volume maior.
Três leitores foram convidados:
Alexandre Sequeira – propõe um encontro coletivo, onde cada fotógrafo poderá apresentar seu trabalho. Sequeira trará referências de outros autores que possam dialogar com os trabalhos apresentados.
Ricardo Peixoto – fará leituras individuais com a proposta de estimular – refletir – repensar as possibilidades visuais (interligadas a outras áreas: literatura-teatro-pintura-xilogravura-dança-cinema-vídeo-etc e tal) para se desenvolver um projeto autoral.
Ronaldo Entler – com experiência em avaliação de projetos e orientação de estudantes de artes, ele abre a possibilidade de discutir com os interessados, além dos portfólios, textos de apresentação do trabalho, visando futuras inscrições em concursos, mostras, editais, bolsas e residências artísticas.
Inscrições abertas até hoje através do segundo formulário da página inscrições.