Por Lucille Kanzawa
Realizei um projeto ao longo de 7 anos sobre a comunidade Yuba, que fica na zona rural de minha cidade natal – Mirandópolis -, no interior de São Paulo. É um trabalho de caráter intimista, dada a relação de estreita amizade que minha família tem com seus membros. Meu pai, que era médico, prestou assistência médica gratuita a eles ao longo de toda sua vida.
YUBA é formada por imigrantes japoneses (e seus descendentes) que mantêm todas suas tradições e costumes e onde todos vivem da terra para a arte, ou seja, são lavradores que nas horas de folga se dedicam a todos os tipos de arte, mantendo viva a ideologia semeada há 8 décadas pelo seu fundador Isamu Yuba: cultivar a terra, orar e amar as artes.
Com este trabalho conquistei alguns prêmios como o Porto Seguro e realizei exposições individuais na Pinacoteca do Estado de São Paulo, na Caixa Cultural de São Paulo de Brasília, e na Galeria Pierre Verger, em Salvador.
Este ano, preparei algumas imagens em papel algodão para serem expostas nas vitrines da Livraria Cultura – uma maneira de divulgar meu livro (YUBA), que lancei em 2010 pela editora Terra Virgem.
É este o recorte que trago para o Pequeno Encontro da Fotografia, em Olinda.
Para conhecer um pouco mais dos yubas, acessem o álbum no flickr.
SERVIÇO
Ateliê Canto dos Artistas, Rua de São Bento, 179