O Pequeno Encontro da Fotografia chega à sua 5ª edição e joga luz sobre as Incertezas da Imagem

O evento acontece entre 13 e 15 de setembro de 2019, no sítio histórico de Olinda

Nesta quinta edição, avançando na proposta de trazer novas reflexões sobre o campo da imagem fotográfica e suas várias interseções com outras linguagens, o Pequeno Encontro da Fotografia pretende jogar luz a uma discussão que se coloca muito fortemente na contemporaneidade: as “Incertezas da Imagem”. Palavras-chave desse debate passam pelas lacunas, fronteiras, hibridismo, fluidez e desvios na fotografia.

Tais termos nos lançam questões que passam pela polissemia, pelas fronteiras entre documento e arte, pelas contaminações entre cinema e fotografia, pelas apropriações e recontextualizações, pelos hibridismos da linguagem e da técnica. Talvez não haja campo mais atravessado por tais incertezas do que o campo da imagem e, mais especificamente, o da fotografia. Que está nas artes e na comunicação, onde objetividade e subjetividade andam de mãos dadas, esse emaranhado de técnicas, suportes, materiais tão diversos que confundem qualquer tentativa de definição mais fechada.

O Pequeno Encontro da Fotografia acontece mais uma vez reafirmando seu intento de realizar oportunidades de compartilhamentos, num fluxo de aprendizagem e desenvolvimento já testado e aprovado em outras edições e que permite uma troca muito rica entre os convidados e os participantes do projeto. Cada um com sua experiência e vivência na fotografia: professores, estudantes, artistas, profissionais renomados, profissionais iniciantes contribuem para um encontro rico em diversidade.

Toda a programação do 5° Pequeno Encontro da Fotografia será gratuita e suas atividades acontecerão de forma descentralizada pelo Sítio Histórico de Olinda, em locais como o Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (MAC), a Casa do Turista, o Mercado Eufrásio Barbosa e o Mercado da Ribeira. Mais uma vez, outros cerca de 15 espaços culturais, bares e restaurantes da cidade alta abrigarão um circuito de exposições fotográficas selecionadas pela coordenação do evento por meio de convocatória pública. A fim de fazer circular as publicações de fotografia, o evento também conta com o Espaço do Livro, que funciona durante toda a programação como um local para a compra e venda de livros de autores, sobretudo pernambucanos. 

“A fotografia também se faz pelos encontros e é esse o foco do nosso evento: permitir uma experiência transformadora para o público participante, promover encontros entre aqueles que fazem e que se interessam pela fotografia.” – fala Maria Chaves, coordenadora do Encontro.

Já passaram pelo encontro grandes profissionais da imagem como Rosângela Rennó (SP), Elza Lima (PA), Moacir dos Anjos (PE), Eustáquio Neves (MG), Maureen Bisilliat (Reino Unido/SP), e João Castilho (MG).

A 5ª edição do Pequeno Encontro da Fotografia é idealizada e coordenada pelos fotógrafos Eduardo Queiroga, Maria Chaves e Mateus Sá, tem produção da Proa Marketing Cultural e Projetos, com incentivo do Governo do Estado, por meio do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do Estado de Pernambuco e apoio da Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria de Patrimônio e Cultura.

05-06-19-régua-de-assinaturas-horizontal-03

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s