Partiu oficinas!

O Pequeno Encontro da Fotografia olha com muito carinho para as oficinas que oferece. Se o evento inteiro tem um viés de formação, as oficinas são espaços de interação e trocas muito ricas. Na 6a edição, convidamos Letícia Lampert e Miguel Chikaoka para conduzirem essas ações. Pela primeira vez, elas serão ministradas completamente via plataforma online.

São dois nomes com trajetórias muito intensas na articulação da produção, da reflexão e do coletivo com as artes visuais. Cada qual no seu estilo, mas convergindo nas relações de respeito, de humanização e de valorização do outro.

As oficinas acontecerão nos dias 03 e 04 de setembro, nos horários da manhã (9 às 12 horas ) ou tarde (14 às 17 horas), em ambiente online. As inscrições devem ser feitas através da campanha no site www.benfeitoria.com/pequenoencontrodafotografia e seguem até o encerramento das vagas.

Através do financiamento coletivo também conseguiremos oferecer como recompensa bolsas em parceria com projetos socioculturais. 

As oficinas

FOTOGRAFIA NAS ARTES VISUAIS: práticas contemporâneas

com Letícia Lampert

horário: esta oficina acontecerá nos dias 3 e 4 de setembro, no período da tarde (14h às 17h)

sinopse:
Com o objetivo de identificar e debater práticas recorrentes e questões conceituais que permeiam projetos que utilizam a fotografia no campo das Artes Visuais, a proposta desta oficina é oferecer aos participantes oportunidade de ampliar seu repertório e desenvolver um olhar crítico sobre a produção atual, contribuindo assim para o desenvolvimento conceitual de seus próprios projetos.

O workshop é voltado tanto para fotógrafos, profissionais e amadores, que buscam se familiarizar com o campo das Artes Visuais, quanto para artistas e estudantes que tem na fotografia seu principal meio de trabalho.

oficineira:
Com formação em Artes Visuais, Design e mestrado em Poéticas Visuais, Letícia Lampert vem desenvolvendo sua produção principalmente através da fotografia. Tem como eixo principal de pesquisa a investigação sobre as formas de compreender a paisagem, especialmente urbana, e as relações, mediadas pela arquitetura, que estabelecemos com as cidades. Teve seu trabalho destacado em salões e prêmios tais como o Prêmio Pierre Verger de Fotografia (2013), o III Prêmio Itamaraty de Arte Contemporânea (2013), o Prêmio de Fotografia Chico Albuquerque (2019), entre outros. Em 2018, participou da Bienal do Mercosul, em Porto Alegre, da Bienal de Fotografia de Beijing, na China. Participou de residências artísticas no Brasil e no exterior tais como The Swatch Art Peace Hotel (2015), em Xangai – China, Residência FAAP (2017), em São Paulo e Pier 2 (2018), em Kaohsiung – Taiwan. Publicou até o momento 3 livros: Escala de Cor das Coisas (2009), Chai (2016) e Conhecidos de Vista (2018).

Quero me inscrever na oficina de Letícia Lampert


MINILAB FOTOTAXIA: em busca do elo perdido

com Miguel Chikaoka

horário: esta oficina acontecerá nos dias 3 e 4 de setembro, no período da manhã (9h às 12h)

sinopse:
A proposta deste laboratório é compartilhar experiências de abordagem pedagógica do que constitui a gênese do processo fotográfico. Uma incursão no universo da luz, para experimentar o que dela flui. Uma oportunidade para articular e tecer conhecimentos nas práticas educativas.

oficineiro:
Nascido em Registro-SP (1950), reside em Belém desde 1980 e dedica-se à prática educativa inspirada em (re) leituras dos fluxos que permeiam os processos. Fundador a Fotoativa e da Kamara Ko, recebeu o Prêmio Brasil de Fotografia e a Comenda da Ordem do Mérito Cultural – MinC por sua contribuição à cultura brasileira. Em 2015 foi agraciado com o Prêmio Marcantonio Vilaça/Minc/Funarte.

Recursos didáticos (cada participante deverá providenciar em casa)
1 folha de papel cartão, com gramatura igual ou maior que 200g
2 folhas papel vegetal A4, gramatura entre 90 e 120g
20 cm de papel alumínio
1 tubo (~40g) de cola branca
1 lápis grafite 4B,
1 lupa de brinquedo
1 tesoura
Sucata: 2 caixas de papelão (que uma se encaixe na outra)

Quero me inscrever na oficina de Miguel Chikaoka