Entre os grandes nomes da fotografia nacional, que participam do 2ª edição do Pequeno Encontro da Fotografia, o do paulista Ricardo Hantzschel, que vem pela primeira vez ao Recife e espera conhecer mais da produção fotográfica do Estado.
Com mais de 30 anos de profissão, Ricardo integra há sete o premiado Cidade Invertida, projeto idealizado e coordenado por ele, com atuação em entidades da periferia, faculdades, museus e eventos fotográficos.
“A preocupação com a linguagem visual e seus desdobramentos na leitura cotidiana de imagens e a utilização dessas mesmas imagens na educação é o mote do projeto Cidade Invertida”, explica Ricardo, que falará mais sobre o assunto, na palestra confirmada dentro da programação do evento, marcada na sexta-feira, 23 de maio, às 19h, com o tema “Imagem e educação. A experiência do projeto Cidade Invertida”.
Ricardo irá ministrar ainda a oficina “Edição e construção de um discurso visual”, nos dias 22, 23 (à tarde) e 24/05 (manhã) com foco no trabalho de edição de imagens, a partir de dinâmicas de grupo e jogos de edição.
Entre os principais trabalhos, além do projeto Cidade Invertida, estão o “Cidade Múltipla”, com o qual ganhou o Prêmio Porto Seguro em 2003; e que continua desenvolvendo; e “Homens de Sal”, trabalho mais recente que desenvolve há 4 anos sobre a extração manual de sal na laguna de Araruama, no Rio de Janeiro.