O fotógrafo paulista Felipe Russo (SP) é um dos convidados confirmados para participar da 2ª edição do Pequeno Encontro da Fotografia. Felipe vai participar ministrando a oficina O olhar direto como postura, a narrativa como discurso, que acontece nos dias 21, 22 e 23 de maio, das 14h às 17h.
Confira entrevista que Felipe deu ao Pequeno Encontro da Fotografia.
– Há quantos anos atua na fotografia?
Tive meu primeiro contato ainda na faculdade há uns 10 anos, desde lá não larguei mais.
– Já veio a Pernambuco? Participar de eventos de fotografia? Quando e quais eventos?
Pernambuco é hoje parte da minha vida, um pedaço da família vive em Olinda, cidade onde minha mulher nasceu. Estive por ai agora no começo de abril e participei de uma conversa aberta com as meninas do 7 Fotografia no Centro Cultural dos Correios. Essa foi a primeira vez que apresentei meu trabalho em Pernambuco.
– Qual a expectativa em relação ao Pequeno Encontro da Fotografia e a atividade para o qual foi convidado?
Estou muito animado com o convite para o evento. A localização em Olinda e a dimensão quase íntima são o ponto alto do Pequeno Encontro possibilitando uma troca mais intensa com os outros participantes. Sobre o workshop a expectativa é enorme já que é a primeira vez que vou apresentar algumas das leituras que norteiam minha prática como fotógrafo fora da minha cidade natal São Paulo, espero que esse deslocamento crie novos caminhos de discussão.
– Para você, como um evento dessa natureza ajuda na divulgação e ampliação da cadeia produtiva fotográfica?
Eventos como esse são fundamentais. Nada como o contato direto entre pessoas, é dele que nascem novos projetos e parcerias. A fotografia precisa dessas pausas para discussão, é importante dividir inquietações e conhecer novos trabalhos .
– Um trabalho importante na carreira
O próximo. Estou em um momento de novas inquietações e novos caminhos tem se aberto nas minhas imagens. Ainda é difícil falar sobre esses trabalhos.
– Mensagem ao público de Pernambuco interessado em conhecer o seu trabalho no evento
Participem do evento, assistam as palestras, vejam as exposições, perguntem, opinem. Todos estaremos lá unidos pela mesma paixão pela imagem, isso nos une. Estarei em Olinda por inteiro, disposto e aberto para conversar, mostrar e discutir. Esperto que todos venham com a mesma vontade.