
O fotógrafo João Urban (PR) está confirmado para ministrar uma oficina e uma leitura de portfólio durante a 2ª edição do Pequeno Encontro da Fotografia. A leitura de portfólio será realizada no dia 22 de maio, das 9h as 13h; a oficina A Presença do Retrato na Fotografia Documentária será realizada nas tardes dos dias 21, 22 e 23 de maio, das 14h as 17h. Nela será abordada a trajetória de João Urban, que tem uma atuação marcante na documentação, tendo participado de três Bienais de São Paulo, ganhado diversos prêmios, incluindo uma Bolsa Vitae, além de ter feito exposições no Brasil e no exterior.
João Urban também trará sua exposição Aproximações para a programação do Pequeno Encontro da Fotografia, além de apresentar o livro Mar e Mata, que estará disponível para venda!
Confira entrevista que João Urban deu ao Pequeno Encontro da Fotografia.
– Há quantos anos atua na fotografia?
Quarenta e oito.
– Já participou de eventos de fotografia em Pernambuco? Quando e quais eventos?
Fiz uma pequena palestra na Arte Plural há alguns anos atrás.
– Qual a expectativa em relação ao Pequeno Encontro da Fotografia e a atividade para o qual foi convidado?
Fico muito feliz em ter esse primeiro contato mais efetivo com a comunidade fotográfica de Pernambuco.
– Para você, como um evento dessa natureza ajuda na divulgação e ampliação da cadeia produtiva fotográfica?
Acredito que isso vem acontecendo desde os primeiros encontros organizados pela Funarte na década de 80, quer pela troca ou transmissão de conhecimentos, quer pelo estreitamento de amizades entre os fotógrafos de vários pontos do pais e do estado. Tudo isso leva a consolidar nossa cultura fotográfica. Encontros como esse são estimulantes e permitem que isso continue acontecendo.
– Um trabalho importante na carreira
O trabalho que marcou o efetivo início de minhas atividades como fotógrafo documentarista, foi sobre os Boias Frias do campo do Paraná, na década de 70 e início de 80. Também foi o meu primeiro livro, publicado inicialmente na Alemanha e com a segunda edição no Brasil.
– Tem a intenção de lançar algum livro no evento?
Sim, tenho a intenção de apresentar o Livro “Mar e Mata”, sobre a região litorânea do Paraná.
– Mensagem ao público de Pernambuco interessado em conhecer o seu trabalho no evento
Acho que meu trabalho reflete o trabalho de vários outros fotógrafos documentaristas em vários locais do país. Gostaria de alguma forma estimular a multiplicação de trabalhos nessa área, para ajudar a eliminar as lacunas que ainda existem no mapeamento fotográfico da vida dos brasileiros.