Balanço do Pequeno em Casa

A essência do Pequeno Encontro da Fotografia foi mantida na sexta edição do festival, ainda que tenha sido necessário trocar os espaços no Sítio Histórico de Olinda pelos ambientes virtuais por causa da pandemia da Covid-19. Pessoas de várias partes do Brasil, e até de outros países, participaram das trocas artísticas nas diferentes atividades do evento e, antes disso, também se mobilizaram para fazê-lo acontecer de 31 de agosto a 4 de setembro de 2020, com o tema A Insustentável Leveza da Fotografia.

Foto da exposição “Companhia”, de Marcela Cavalcante (CE)

            Como a pandemia também teve um forte impacto financeiro no setor cultural, os idealizadores do Pequeno Encontro, Eduardo Queiroga, Maria Chaves e Mateus Sá, enxergaram no financiamento coletivo uma saída para manter a realização o evento este ano, com apoio da empresa e Proa Marketing Cultural e Projetos. A campanha Pequeno em Casa 2020 arrecadou mais de R$ 12 mil para os custos básicos do festival.

                     “Com o resultado positivo da campanha, pudemos constatar que o engajamento  dos seguidores do Pequeno Encontro reflete não só carinho e a fidelidade dos seus fãs, mas a sua consolidação no calendário de festivais de fotografia do Brasil”, avalia Maria Chaves.

           Graças aos 111 benfeitores, foi possível remunerar com valores simbólicos uma equipe enxuta e os profissionais que foram convidados para as palestras, oficinas e leituras de portfólio, além de oferecer bolsas de estudo, arcar com despesas administrativas e plataformas digitais. Alguns deles escolheram recompensas como livros de fotografia ou vagas nas oficinas e leituras de portfólio.

           Essas atividades tinham acesso completamente gratuito nas edições anteriores, quando o Pequeno Encontro, contou com incentivo direto do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura). Mesmo com as restrições orçamentárias, em 2020 foram oferecidas bolsas de estudo para oficinas e leituras de portfólio a pessoas indicadas por entidades socioculturais como o Coque Vive (PE), Mão na Lata (RJ), Favela em Foco (RJ), Cidade Invertida (SP), Foto Lata (MG), IJCPM (PE), FotoAtiva (PA) e Memaker (PE).

“Oferenda”, de Lu Berlese (PR), exposição

          Somando as recompensas da campanha e bolsas de estudo, foram oferecidas 20 vagas para leituras de portfólio feitas pelos os curadores Mariano Klautau (PA) e Rosely Nakagawa (SP); 16 vagas para a edição especial do Programa EM TEMPO: Orientação de projetos, da fotógrafa e curadora Ana Lira (PE); 20 vagas para a oficina Fotografia nas Artes Visuais: Práticas contemporâneas, com a artista visual Letícia Lampert (RS); e 20 vagas para a oficina Minilab Fototaxia: Em busca do elo perdido, com o fotógrafo Miguel Chikaoka (SP).

        Todas as demais atividades da programação tiveram acesso gratuito – e bastante engajamento do público. As Convocatórias para Exposições e Projeções receberam tantas propostas que os idealizadores do Pequeno Encontro decidiram ampliar o número de projetos selecionados: De 20 para 23 projeções e de 12 para 35 exposições virtuais (foram mais de 200 inscrições).

A página de exposições foi a mais visitada no site do Pequeno Encontro durante os dias de evento (com mais de 19,6 mil visualizações) e continua no ar até o dia 4 de outubro. As visitas guiadas, que foram realizadas com transmissão ao vivo, vão ficar disponíveis no YouTube por tempo indeterminado. 

Simbiose, de Gabriela Matoso (BA), exposição

“As visitas guiadas superaram todas as expectativas. Muitas pessoas depois comentaram com a gente sobre essa possibilidade de ter ouvido autoras e autores falando sobre as fotos expostas no evento. Nos anos anteriores, os expositores podiam organizar suas visitas, mas, nesta edição, o formato possibilitou uma concentração e você podia ouvir num dia só 12, 14, 16 pessoas. Quase todos os expositores participaram, quem não conseguiu foi porque tinha compromisso no trabalho, uma questão de conexão na internet, essas coisas. Foi algo bacana, que deve continuar e ser intensificado”, avalia Eduardo Queiroga. 

As interações entre pessoas de várias regiões também aconteceram durante as lives feitas à noite para projeções de trabalhos fotográficos, palestras e bate-papos. Elas alcançaram, durante o evento, mais de 4 mil visualizações (no YouTube e Facebook).

O tema da conversa na abertura do festival foi Sobre livros e fotografias: as dores e as delícias de fazer fotolivros. A roda de diálogo contou com a participação da pesquisadora e autora Marina Feldhues (PE), os editores José Fujocka e Luciana Molisani, da Lovely House (SP), e os editores Lígia Fernandes e Valdemir Cunha, da Origem Editora (SP).

“Máscara”, de Fernando Banzi (SP), exposição

Nas noites seguintes, foi a vez do fotógrafo Pio Figueiroa (PE), do artista visual Joelington Rios (MA) e da fotógrafa Cristina De Middel (Espanha) falarem sobre seus trabalhos para o público. O encerramento foi marcado por um bate-papo descontraído entre os idealizadores do Pequeno Encontro e vários convidados.

     “As palestras, oficinas e leituras de portfólio acabaram superando nossas expectativas. Como esse foi o primeiro ano on-line, não tínhamos a clareza de como o público reagiria. E acabou sendo muito bonito receber feedbacks de que a experiência foi acolhedora, respeitosa e com temáticas e abordagens profundas. Tudo isso nos encoraja e nos deixa com ótimas expectativas para o ano que vem! Viva o Pequeno! Viva a fotografia! Que venha 2021″, celebra Mateus Sá.

ALGUNS DEPOIMENTOS DOS CONVIDADOS DO PEQUENO ENCONTRO:

“O Pequeno Encontro é gigante porque se edifica nos afetos. Estou adorando”, Adriana Medeiros, fotógrafa do Coletivo Favela em Foco (RJ), bolsista da oficina de Letícia Lampert. 

“Tivemos três momentos super importantes. Uma das urgências da fotografia hoje é conseguir manter estas articulações”, Ana Lira, fotógrafa e curadora, participou do festival com o Programa EM TEMPO: orientação de projetos.

“Ainda estamos processando isso e cultivando essa alegria da celebração na fotografia e no espírito coletivo. Sinto muito essa coletividade aqui no Pequeno Encontro”, Joelington Rios, fotógrafo, palestrante do festival.

“É importante celebrar espaços de resistência, o Pequeno Encontro é um deles”, Pio Figueiroa, fotógrafo e diretor audiovisual, palestrante do festival.

“Ler um trabalho é tão desafiador quanto entregar o seu trabalho. Fiquei bastante contente de ter sido convidado”, Mariano Klautau, curador, fez leituras de portfólio.

“Foi uma experiência incrível participar desta versão toda virtual. A turma tinha gente de todo lugar do Brasil, tivemos discussões ótimas”, Letícia Lampert, artista visual, ministrou a oficina Fotografia nas Artes Visuais: Práticas contemporâneas.

“Fiquei a conta-gotas assistindo às falas, vendo as exposições. A experiência na oficina foi bem legal, foi bastante tocante a participação das pessoas”, Miguel Chikaoka, fotógrafo, ministrou a oficina Minilab Fototaxia: Em busca do elo perdido.

“Foi massa ver os três tão organizados para o evento acontecer num formato diferente. Estou vendo outros festivais sobrevivendo, essa é uma forma de resistir neste momento desgraçado que a gente está passando no mundo todo, da pandemia, dos discursos preconceituosos”, Paulo Rossi, fotógrafo.

“Acho que o Pequeno é um exemplo da potência da organização de encontros, dos eventos que se preservam nesta dimensão e apostam nisso”, Alexandre Sequeira, fotógrafo.

“Acho que o Pequeno encontrou uma solução para tornar tudo isso algo existente que foi muito linda. Oferecer bolsas de estudo, tentar articular apoios para as pessoas. Vocês conseguiram fazer coisas belíssimas neste meio virtual em que a gente está se adaptando”, Pablo Pinheiro, fotógrafo.

“Ano passado estive no Pequeno Encontro com minha exposição, com muito prazer. Vocês são imprescindíveis. Sigamos. Que o festival continue pequeno e grandioso”, Alessandro Celante, fotógrafo.

PROJETOS SELECIONADOS VIA CONVOCATÓRIA

PROJEÇÕES: Adan Costa (PA), Camila Brandão (SP), Caroline Macedo (RN), Fernando E. Aznar (SP), Gsé Silva (SP), Igor Matias (AL), Juliana Galvão (PE), Karina Martins (PA), Lala Bradshaw (SP), Luciana Oliveira (PR), Márcia Camargo (DF), Maria Clara Feitosa (PE), Marina Feldhues (PE), Mateus Morbeck (BA), Michel de Oliveira (SE), Pedro Abilio (SP), Rafael da Luz (PA), Rafael Segatto (ES), Rafael Vilarouca (CE), Ramon Reis (PA), Rodrigo Vazquez (SP), Ronney Alano (PA), Vitor Barbara Vedovato (SP).

EXPOSIÇÕES: Ale Ruaro (SP), Alícia Cohim (PE), Antonio Salaverry (RJ), Beatriz |Monteiro (SP), Bruna Dias (PB), Bruno Alencastro (RJ), Carlos Donaduzzi (RS), Clara Beatriz (RS), Dani Sandrini (SP), Diego Oliveira (GO), Dori Nigro (PE), Elenilson Soares (PE), Érica Roque (SP), Fernando Banzi (SP), Gabriela Matoso (BA), Junior Franco (RJ), João Oliveira (RN), Ju Bezerra de Mello (RJ), Ju Fontes (SE), Juliane Lucas (CH), Julien Rose (RN), Kaísa Andrade (SE), Laíza Ferreira (PA), Larissa Helena (MG), Lu Berlese (PR), Marcela Cavalcante (CE), Maria Vaz (MG), Mariana Souto (PE), Marlon de Paula (MG), Nayara Rangel (BA), Coletivo Garapa (SP), Regiane Rios (BA), Thais Andressa (MG), Ulisses Moura (PE) e Vitor Barbara Vedovato (SP).

NOSSO AGRADECIMENTO AOS PARTICIPANTES DO FINANCIAMENTO COLETIVO:Juliane Lucas de Santana, Paulo José Rossi, Mateus Morbeck de Oliveira, Guilherme Coutinho Calheiros, Renata Magalhães, Ângela Agra Galvao, Nina Velasco e Cruz, Renata Maria Victor de Araújo, Iris Helena França de Araujo, Christiane Schilmann Hoffrichter, Vinícius Stein, Claudia Jacobovitz, Lucas Sá Leitão, Elysangela Vieira Santana de Freitas, Bruno José de Araújo Florêncio, Dudu Schnaider, João Oliveira, Elaine Pessoa, Roberta Queiroga, Yêda Costa Bezerra de Mello, Fernanda Helena de Andrade Faria, Paulo Queiroga, Samara Macêdo dos Santos, Tiago Duque Marques, Hugo, Valéria Acampora, Vanessa Poitena, Luiz Ricardo Mesquita de Freitas, Kelly Koide, Bruno José de Araújo Florêncio, Juliana Jacyntho, Flavia M R S Leite, Luciana Rodrigues de Oliveira, Pablo Pinheiro, Ronaldo Entler, Sabrina Marthendal, Daniella Origuela, Kyrti Ford, Daniel Breda, Sefora, Jose Fujocka Neto, Amelia Queiroga, Ricardo Leitão, Carolina Araujo Forléo, Joana Chaves, Irma Chaves Pessoa Monteiro, Junior Franco, Thiago Guimarães Azevedo, Teresa Maia, Elenilson Soares, Ricardo JG Araújo, Rodrigo Lima, Roberta Guimarães, Fernando Maia da Cunha, Rodrigo Gabriele Azevedo, Juliana Saker, Natan Chikaoka, Ana Cecilia Santos Leal, Maria Chaves, Proa Cultural Ltda, Bruno Alencastro, Rosa Gomes Fontes, Maneco Guimarães, Renata Maria do Amaral, Michel de Oliveira Silva, Clara Gomes Moreira, Rafael Segatto Barboza da Silva, Priscila Vasconcelos, Renata Lohmann, Juliana Gomide Arruda, Rodrigo Fiusa Wanderley, Maria Lúcia de C. Montanha B de Sá Leitão, Breno César Oliveira Freitas, Mayssa Leão, Marina Soares da Silva, Eduardo Romero Lopes Barbosa, Caroline Jacobi, Nivaldo Rodrigues de Carvalho, Leticia Cotrim da Cunha, Fred Jordão, Juliana Gouveia Galvão, Maria Carolina Leite Cavalcanti da Silva, Resumo Fotográfico, Cristiana Dias, José Paulo da Rocha Brito, Maria Carolina Leite Cavalcanti da Silva, Regiane Rios, Cristina Veit, Caroline Macedo, Pedro Cardona e Almeida, Jose Afonso Silva Junior, Antonio Salaverry, Fabio Goncalves, Gabi Coêlho, Luciana Molisani, Marcela Cavalcante Mourao, Aparecida Maria Alves dos Santos, Thayse Macedo, Christina Schug, Eugenio Savio, Luis Celso Berleze, Lule Veras, Tiago Santana, Cid Ávila, Gil Vicente Xaxas, Fototech, Thiago Souto Maior Sales Regueira Pena, Virginia C. N. Marques, Pere Freixa, Rosane dos Santos Cantanhede Kaplan, Daniel Dayan, Juliane Lucas de Santana, Makiko Akao, Antônio Carlos Lima.