A programação da 8ª edição do Pequeno Encontro da Fotografia acontece de maneira exclusivamente virtual na segunda (1º de agosto) e terça-feira (2 de agosto), no formato que chamamos de Pequeno em Casa.
Pela manhã, das 10h às 12h, ocorrem as transmissões ao vivo do Espaço da Pesquisa, com a apresentação de trabalhos selecionados pela pesquisadora Julianna Torezani (BA). O tema do painel 2, transmitido na terça-feira (2 de agosto), é “Experimentações na Fotografia e no Cinema”.
Os textos já podem ser lidos aqui pelo site e há um momento dedicado às perguntas do público durante a transmissão.
O entrecruzamento das linguagens imagéticas no ensaio fotográfico Nhak-krarati – Daniela Pinheiro | Universidade da Beira Interior
O presente artigo propõe refletir sobre o entrecruzamento das linguagens imagéticas no processo de criação do ensaio fotográfico Nhak-krarati, recentemente premiado no festival Photothings, em São Paulo/SP. A construção das imagens deste ensaio foi se definindo ao longo do processo de criação, no qual uma linguagem foi sendo atravessada pela outra: a captura pela fotografia digital, a criação da matriz positiva, o anthotype com a emulsão preparada com o urucum, os frames dos vídeos retirados da duração, a tinta preta através da impressora. Fluxos, entremeios, que, aos poucos, vão se revelando por operações recorrentes da fusão, resultando em um campo visual expandido fotográfico. Nessas relações entre linguagens, propõe-se um diálogo com alguns autores como Couchot (1993), Fernandes Junior (2002, 2006), Müller-Pohle (1985) e Youngblood (1970).
Palavras-chave: Fotografia. Fotografia expandida. Processo de criação. Vídeo.
Os rastros de um filme de 1905 – Arthur Frazão | UFRJ
Entre 1969 e 2008, o cineasta e artista visual Ken Jacobs reempregou as imagens de Tom, Tom, the piper’s son (1905) em oito trabalhos audiovisuais. Do acetato ao papel, passando pelo acetato novamente, para enfim serem digitalizadas, estas imagens foram transcodificadas e remontadas em diversos suportes e dispositivos de exibição. Neste artigo, rastreamos as passagens e as intervenções produzidas nas imagens de Tom, Tom, the piper´s son em diferentes contextos.
Palavras-chave: Tom, Tom, the piper’s son. Dispositivo. Repetição. Cinema Experimental. Cinema Expandido.
Fotografias e levantes em Pernambuco: O acervo do Museu da Cidade do Recife – Marcela Barbosa Lins e Guilherme Figueredo Benzaquen | UFMG e UFPE
Partindo de reflexões acerca de uma política da imagem e do levante em Georges Didi-Huberman, o artigo apresenta uma pesquisa realizada no acervo iconográfico do Museu da Cidade do Recife. O principal objetivo foi investigar as imagens de resistências e de processos políticos no estado de Pernambuco. Percebeu-se que os levantes aparecem como índices que remetem a acontecimentos e processos importantes para a história local. Ademais, as imagens constituem.
Palavras-chave: Fotografia. Levantes. Pernambuco. Museu da Cidade do Recife. Didi-Huberman.
Cidades (in)visíveis: Um outro olhar para o urbano – Silvia Cristina dos Reis, Thais de Almeida Gonçalves, Luciana Beatriz Chagas | UFSJ
Cidades (In)visíveis é uma instalação de artes visuais, cuja conceituação e processo criativo serão descritos neste artigo. A obra tem como referência conceitual a fragmentação urbana, e utiliza a fotografia enquanto manifestação artística, ao suscitar discussões acerca da sustentabilidade, da urbanidade e da arte enquanto interlocução entre proponente e observador, à luz de uma abordagem transdisciplinar de arteciência. Por meio da instalação, buscou-se estimular diferentes formas de se pensar e se ver o que nos circunda, assim como provocar desordem no pensamento/comportamento convencional para, finalmente, promover reflexões sobre uma cultura da sustentabilidade. A partir dessa abordagem, são analisados e descritos os caminhos percorridos pelas artecientistas durante a concepção e realização da referida instalação e, adicionalmente, apontadas algumas possibilidades de reinventá-la para futuras exposições.
Palavras-chave: Arteciência. Urbanidades. Sustentabilidade. Fotografia. Fragmentação urbana.
A retomada das imagens Pitaguary – Alex Hermes | UFRN
Meu interesse no envio deste trabalho é contribuir com o debate sobre a atuação de artistas, pesquisadores e suas obras, em circulação. Com intuito de divulgar suas obras, produzir umdebate mais amplo acerca das produções acadêmicas que considerem o meio visual como importante instrumento de ciência e memória, em diálogo com os meios e espaços da arte e cultura. Como antropólogo e fotógrafo tenho me proposto a caminhar por esta linha tênue em que nossas produções, artistas e pesquisadores estão comumente sendo enquadradas. Na busca por refletir sobre o caminho trilhado pelo ensaio, A Retomada das imagens Pitaguary, entre arte e academia. Este ensaio participou de mostras2 nos quais esse híbrido se configura. Sem querer deixar em segundo plano a natureza do mesmo. Quando estas imagens foram utilizadas prioritariamente pelo povo Pitaguary durante um de seus processos de retomada em 2013.
Palavras-chave: Memória. Pitaguary. Antropologia da imagem. Retomada.
Fotografia em tempos de pandemia: A máscara como páthos warburguiano – Julianna Nascimento Torezani | UESC – convidada
Desde a declaração oficial da pandemia causada pela COVID-19 pela Organização Mundial da Saúde em março de 2020 houve uma imensa modificação na vida das pessoas para que não houvesse uma ampla contaminação pelo novo coronavírus. Pelo estudo das imagens deste período busca-se os sintomas deste período pandêmico a partir da teoria de Aby Warburg (1866-1929), especificamente pelos conceitos de Pathosformel (fórmula de páthos) e Nachleben (sobrevivência). O objetivo deste trabalho é encontrar os sintomas deste período através da análise das imagens do fotojornalismo na cobertura desta crise sanitária. O traço metodológico se dá pela pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e o Pathosformel seguindo alguns passos da transdisciplinaridade de Warburg. Resulta em indicar o uso da máscara como elemento de sobrevivência e sintoma deste tempo.
Palavras-chave: Fotografia. Máscara. Sobrevivência. Pandemia. Pathosforme
| Confira outros trabalhos no Espaço da Pesquisa da 8ª edição do Pequeno Encontro da Fotografia |